Thursday, April 26, 2007

Estive lá e não assisti a nada disso.

Incidentes no Chiado

A Rua do Chiado foi ontem cortada na sequência de incidentes registados entre a polícia e pessoas que se manifestavam em frente à antiga sede da PIDE. Depois do desfile comemorativo do 25 de Abril, um grupo de pessoas ligadas ao movimento cívico
“Não apaguem a memória” decidiu deslocar-se à Rua António Maria Cardoso. A polícia
acompanhou este segundo desfile e impediu que o grupo se juntasse.

in Metro (26/04/2007)

Ontem estive presente nessa concentração/manifestação a que o jornal Metro faz hoje referência, na Rua António Maria Cardoso, enquanto decorreram os discursos de homenagem às vítimas da PIDE, que estiveram presas no antigo edifício da polícia política anteriormente situado naquela rua. O objectivo foi relembrar esses presos políticos e manifestar o descontentamento face ao actual projecto de transformação do local no condomínio de luxo, ao invés da proposta de criação de um museu à memória histórica do que ali se passou.
Nesse sentido, não sei o que se passou no final da concentração. Mas posso afirmar que esta aconteceu ordeira e pacificamente e que a polícia não acompanhou nem impediu que o grupo se juntasse, como afirma o jornal - pelo menos até ao fim dos discursos e até que as pessoas que ali se aglomeravam começassem a dispersar por sua livre vontade e sem qualquer tipo de "escolta".

No comments: