Sunday, March 11, 2007

Que tristeza



10 Mar 2007
Rosa Damasceno ardeu na madrugada de sábado
O incêndio que na madrugada de sábado destruiu por completo o cine-teatro Rosa Damasceno, em Santarém, pode ter tido origem criminosa. Várias fontes no local admitiram essa possibilidade a O MIRANTE, incluindo o presidente da autarquia, Francisco Moita Flores (PSD), que revelou ainda já ter contactado a Polícia Judiciária para investigar essa possibilidade.
O autarca, que durante largos anos foi inspector da PJ afirma não ter grandes dúvidas que se tratou de fogo posto, faltando saber se foi provocado intencionalmente ou acidentalmente. O local é referenciado como sendo frequentado por toxicodependentes e há a possibilidade de o incêndio ter sido provocado por uma vela deixada acesa.
Do velho Rosa Damasceno, que estava desactivado há vários anos, resta agora apenas a fachada exterior, à qual serão retirados todos os vidros por questões de segurança. A cobertura da sala de espectáculos ruiu e o seu interior encontra-se totalmente devastado.
O alerta para o sinistro foi dado cerca das cinco da madrugada e o incêndio foi decretado extinto cerca das 9h30, tendo as operações de rescaldo durado até pouco depois das 11h00. No local estiveram 24 homens e seis viaturas dos bombeiros voluntários e municipais de Santarém
Recorde-se que o edifício, classificado como de interesse público, foi adquirido há pouco tempo por uma empresa construtora ao Clube de Santarém. Neste momento decorre um litígio em tribunal que envolve também a Câmara de Santarém. A autarquia pretendia exercer o direito de preferência sobre o imóvel situado no centro histórico da cidade, perto da Torre das Cabaças.


in O Mirante


Foi lá que vi pela primeira vez um filme no cinema, na altura era o único local em Santarém que passava o que a sétima arte ia produzindo. Não destruam esse legado do património escalabitano.

No comments: