Friday, March 27, 2009

Mais uma sessão

Tenho pena de não poder estar lá para ajudar os meus amigos, nesta 'missão' de revitalizar o cine-clube de Santarém. Ainda com poucos meses, este regresso até ao momento parece estar a correr bem, tendo já sido feitas projecções de filmes como 'A Turma' ou 'O Segredo de Um Cuscuz'.

Aqui fica o meu pequeno contributo à distância:

CINEMA FORUM ACTOR MÁRIO VIEGAS - CENTRO CULTURAL REGIONAL DE SANTARÉMLE PREMIER CRI 28 DE MARÇO SÁBADO 16h00m ENTRADA GRÁTIS

Título Original: LE PREMIER CRI - NOTRE HISTOIRE À TOUSPaís: França Género: Documentário Ano: 2007 1h36mFicha Técnica Realização: GILLES DE MAISTREArgumento: GILLES DE MAISTRE Cenário: MARIE-CLAIRE JAVOYProdução Executiva: STÉPHANIE SCHORTER-CHAMPENIERProdução: MIGUEL COURTOIS et GILLES DE MAISTRE Montagem: MARIE QUINTONMúsica: ARMAND AMARSom: EMMANUEL GUIONET, FRANC DESMOULINS et FRANÇOIS GROULTUma Produção: MAI JUIN PRODUCTIONS en corporation avec M6 FILMS et DISNEY NATURE PRODUCTIONS

Sinopse:Durante um eclipse total do sol pela lua, avistado em todo o mundo, o destino de várias personagens reais cruza-se num momento único e universal: o nascimento de um bebé. Esta é a emocionante e verdadeira história sobre o nosso primeiro grito da vida, aquele que emitimos quando nascemos e que anuncia a nossa chegada ao mundo. Das areias quentes do Sahara às planícies brancas da Sibéria, da beleza sagrada do Ganges ao Japão tradicional, este é um filme com imagens únicas, onde o cenário é a própria Terra. Um contraste de terras, de pessoas e de culturas, na mais bela e insólita das viagens - O nascimento no grande ecrã, visto à escala do planeta.--Este filme estreou em Portugal em Novembro de 2008, durante a 9ª Festa do Cinema Francês, onde foi acolhido por centenas de espectadores na salas onde passou (Lisboa, Almada, Porto, Coimbra e Faro).
Trata-se de um documentário belíssimo que retrata, em pleno séc. XXI, a maneira como se nasce.Através de vários cenários naturais e de pessoas reais, somos transportados para vários pontos do planeta e várias realidades distintas, que nos levam a questionar a maneira como se nasce hoje no mundo.
As mulheres e as crianças são as personagens centrais de todo o documentário.
Esta exibição pretende ser um contributo simbólico para um tomada de consciência, e será seguida de tertúlia/debate.Todos são bem-vindos!
CINECLUBE DE SANTARÉMcineclubedesantarem@gmail.com
Rua Dr. Joaquim Luís Martins, n.º 162000 - 141 Santarém(Forum Actor Mário Viegas - Centro Cultural Regional de Santarém))

No comments: