Monday, January 4, 2010

A minha curta aventura pela crítica literária.

Fiz isto como teste para uma eventual colaboração. Mas fiquei-me pelo teste, que apesar de tudo me presenteou com um belo livro.


Para além da guerra

****

Prós: uma escrita intensa e cinematográfica, emocionante e simultaneamente reflexiva.

Contras: a opção por parágrafos com uma frase torna-se factor de distração na leitura, em alguns casos.

Os «dias sem fim» da guerra colonial são contados neste novo romance de Luis Rosa. Autor e narrador, é através dele e das suas memórias que percorremos e vivenciamos os episódios passados na Guiné-Bissau de há mais de três décadas atrás. Episódios, esses, que vão muito além das operações militares. O teatro de guerra oferece-se como palco para a observação de costumes, crenças, valores, religiosidade, fé, amor e, sobretudo, de reflexão constante sobre a condição humana, do tipo de homem que se revela em cada homem face à crueza da guerra e à luta pela sobrevivência. «A aprendizagem dos dias sem fim iria mostrar-me até onde chegaria a bruteza dos actos e a selvajaria das situações», antecipa-nos assim o autor os exemplos que surgirão no desenrolar da acção e que medirão isso mesmo. É nessa dinâmica que Luis Rosa vai desfiando as suas memórias. Os diferentes episódios são descritos de forma dramática e intensa, com um desenrolar quase cinematográfico, onde cada capítulo surge como uma cena diferente, retrato das variadas experiências: os combates, a guerra psicológica, as gentes e os costumes, os lugares, os cheiros ou o tempo. Mas as contradições, as questões e as reflexões acompanham a acção, enquadrando o significado dos acontecimentos para o autor. Mais do que o que viu importa aqui o como viu, o entendimento para lá das palavras, as sensações à flor da pele, o sentido de dever, a sobrevivência, deixar um filho.
Neste belíssimo romance, Luis Rosa dá-nos uma perspectiva simultaneamente social e profundamente pessoal da nossa história contemporânea, de uma guerra que «nunca foi uma guerra de ódio» nem de valores, dos que são intrinsecamente humanos, como mostra nas páginas do seu livro.
Memória dos Dias Sem Fim
Luis Rosa
Romance
Editorial Presença
15,80 €

No comments: