Wednesday, July 29, 2009

Sonhos e objectivos


Sonhos e objectivos parecem ser uma e a mesma coisa. Mas hoje, depois de um workshop de coaching, fiquei com a sensação que não é bem assim.
Um dos exercícios da sessão consistia em traçarmos em linhas gerais e transformarmos em verbos de acção as coisas que devemos e queremos fazer em coisas que vamos fazer. Ou seja definirmos os objectivos a atingir, exemplos mais imediatos de coisas que queremos fazer mas deixamos andar, por preguiça ou pelas barreiras no caminho. Os exemplos que me ocorreram, não deixando de responder e servir a questão e o fim do exercício, e do próprio conceito de coaching, são efectivamente objectivos a concretizar mas não são sonhos. À medida que outros participantes revelavam em voz alta os seus exemplos, apercebi-me que muitos deles coincidiam com sonhos meus que não tinham cabido no imediatismo da lista escrita num sopro de acção.
É certo que os meus sonhos vão mudando e isso não ajuda à clareza de estabelecer parâmetros, metas, em suma, objectivos a atingir. Também é verdade que muitas vezes se abandonam os sonhos a meio para se concretizarem os objectivos entretanto traçados.
Cumpre-se a aquisição de uma casa, que antes se sonhara e que depois se converte em objectivo atingido. Entretanto esse objectivo passa a ser o ponto de partida para o caminho de outro a alcançar = o pagamento da prestação mensal. Na perseguição deste objectivo somos obrigados a deixar alguns sonhos para trás...Para se manter o outro, que já não o é. Vamos traçando outros objectivos para tentar chegar aos sonhos pendentes, aspirando converter estes, por sua vez, em novos objectivos.
A verdade é que há sonhos que implicam o abdicar de outros sonhos, para se transformarem nessas metas mais palpáveis. Talvez por isso sejam sonhos e seja importante deixá-los assim, tê-los sem objectivar. Ou haverá coaching para isso?

2 comments:

Anne Martens said...

Sonho meu, sonho meu, tudo podji acontecerrrr....


:)))))


Proud of you, my friend!

S.a.r.i.n.o.x said...

O sonho comanda a vida..