Monday, October 29, 2007

Um musical para quem não gosta muito de musicais


Chansons d'Amour, de Christophe Honoré ("Em Paris"), com Louis Garrel (na foto) Ludivine Sagnier e Clotilde Hesme.



Falha nas canções, e falha logo no início, desajustadas nalguns casos das cenas e noutros dos lábios dos actores, mas lá está como não gosto muito de musicais, o que me chateia mesmo é eles terem de cantar. Na segunda parte parecem mais bem doseadas as canções, ou talvez já se tenha entrado na filosofia musical e não se estranhe tanto. Até porque é através delas que grande parte da história vai sendo contada, em letras de grande sensibilidade. Também não é um filme pretensioso. É feito a partir de uma história simples à qual existem reacções complexas, por vezes aparentemente despropositadas (como o enquadramento para o aparecimento do triângulo amoroso, à homossexualidade do protagonista, que era heterossexual, no fim). Mas até aí há margem para a abertura e consegue-se chegar a uma forma lógica de encaixar as coisas. E as canções ajudam bastante. No final, declamada, a frase: «Ama-me menos, mas por mais tempo».

Mais infos

1 comment:

Anne Martens said...

Eu estava prontinha a lançar um trejeito de "má ou menes", mundialmente conhecido como "nhec", quando surge a última deixa: "Ama-me menos, mas ama-me por mais tempo".
E a reacção foi um "ooohhhh" colectivo. Ok, só éramos 3 pessoas na sala de cinema. :)